terça-feira, 30 de março de 2010

formspring.me

Ask me anything http://formspring.me/joffreoliveira

formspring.me

Ask me anything http://formspring.me/joffreoliveira

Onde posso aprender fotografia de natureza?

Estou estruturando uma excelente grade de cursos e workshops de fotografia de natureza que envolverá desde o básico até workshops específicos, safaris fotográficos a pontos de grande interesse dentro do tema.

Ask me anything

quarta-feira, 3 de março de 2010

Pontos de Vista

Leon Tolstoi escreveu: "Há quem passe pelo bosque e só veja  lenha para a fogueira"
Acho essa frase interessante por poder ser aplicada a praticamente todos os segmentos de nossas vidas. Desde religião, relacionamentos, trabalho, etc.
Se avaliarmos a fotografia como uma forma de arte, comparável as demais pela inspiração que necessita se fazer presente no momento do clique, perceberemos que existem diversas formas de ver uma mesma coisa ou situação. O que irá fazer a diferença é a história de vida, prioridades, afinidades, enfim aquilo que construímos como base para nossas vidas.
Você pode passar pela floresta e só ver lenha para a fogueira. Tudo irá depender das suas referências, do que faz diferença e é relevante em sua ponto de vista. Sua vida é construída diariamente com aquilo que você valoriza e gosta.
Um arquiteto e um engenheiro vêem o mesmo edifício de formas muito diferentes entre si e são de áreas coligadas. Imagine duas pessoas separadas por fatores culturais, acadêmicos, emocionais, dentre tantas outras facetas se deparando com o mesmo cenário. Definitivamente não enxergam a mesma coisa, são pontos de vista absoluta e totalmente diferentes e isso é fascinante. Permite que sejamos ricos em sensibilidade e sabedoria.
Muitos devem estar pensando que meus textos não tem muito a ver com fotografia, mas gostaria que vissem que a fotografia está tanto para a técnica que permite que seja captada nos sensores das câmeras, como para a sensibilidade que faz com que a foto tenha a identidade do seu autor. Quando digo autor, não me refiro a um profissional ou aficcionado com anos de estudo dentro de um tema artístico mas toda pessoa que registra sua viagem, cidade ou ente querido.
A foto dessa semana é de uma  das tantas cotias que encontrei no Campo de Santana no Rio de Janeiro nesse final de semana. Ou seja, cada um vê o parque com seus próprios olhos.
Veja mais em:
www.joffreoliveira.com
Abraço a todos
Joffre


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Versões de Vida

Duas semanas atrás, o Photoshop completou 20 anos de idade sem envelhecer. Aliás, se tornando cada vez mais interessante e prático.
Me pergunto, porque não fazemos o mesmo conosco nos diversos aspectos das nossas vidas?
Calma galera, não fiquei louco não, deixem-me explicar...
Quando nascemos, somos as versões Beta do que nos tornaremos, como tudo antes das novas tecnologias, esse processo também é mais demorado que o desenvolvimento de um software.
Passamos nos primeiros 9 anos de nossas vidas, pelas versões 0.1, 0.2, 0.3 e por aí vai. Um belo dia chegamos a versão 1.0 e continuamos evoluindo, 2.0, 2.1, 2.5, 3.0, 3.5... Opa, nem todo mundo continua evoluindo, muitos acabam estagnando, outros ainda definham e perdem melhorias implementadas em versões anteriores. Mas a grande verdade é que passamos de uma versão p/ a outra sem nos dar conta, sem propor a nós mesmos o que teremos de interessante, de prático, de fascinante para apresentar no próximo ano.
Acho que por isso as pessoas passam a se tornar menos interessantes a quem convive ao lado de cada um. Falta a novidade, a nova roupagem, o comportamento mais prático tão esperado que venha junto com a evolução constante.
Os conhecedores de softwares de edição de imagem como o Photoshop, a cada ano, não pensam em trocar de aplicativo e sim descobrir quais as novidades que o mesmo produto trará e de que forma isso ajudará ou trará satisfação em permitir mais facilmente que as idéias de cada artista sejam colocadas em prática.
Será que ainda surpreendemos de forma positiva as pessoas que nos cercam?
Será que estamos nos dedicando profissionalmente com o melhor de nós mesmos, estudando, desenvolvendo novas formas de fazer coisas antigas e melhorando a condição geral de onde vivemos?
Será que estamos procurando ouvir as pessoas que nos cercam e evoluir?
Poderia ficar o dia todo questionando cada aspecto da vida, mas fica a proposta que você pense na sua próxima versão a ser lançada na data de sua preferência, o que vai mudar? O que vai fazer diferente? Observe as versões semelhantes que te cercam, agregue o que tem de melhor e elimine os defeitos que incomodam. Tenha certeza que fazendo isso você se tornará muito mais interessante e notável.
Abraços a todos
Veja mais em:
www.joffreoliveira.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Praia de Araçatiba - Ilha Grande


Bom dia, seja a hora que for!!!
Se você avaliar o site de qualquer grande fotojornalista, ou fotógrafo de natureza irá invariavelmente encontrar alguma foto que não tem "nada de mais" aquela foto que você se pergunta porque aquele profissional a colocou ali.
A menos que você tenha vendido sua alma por dinheiro, é impossível estar livre em algum lugar com a ferramenta que faz externar sua alma e não a deixar fluir quando inspirado. Certos momentos você tem certeza que irão para sempre fazer parte da sua vida. É aquele conjunto de fatores que torna cada segundo em nossas vidas, únicos e mais ainda, torna alguns inesquecíveis, digamos, pelo conjunto da obra. Toda foto tem uma história, e aposto que algumas do seu álbum fazem você parar e sorrir sem que faça sentido algum para qualquer outra pessoa. Seja por uma superação pessoal, um momento agradável, por se sentir importante por estar em meio a queridos amigos, ou uma grande expectativa. Tudo isso faz com que vejamos as coisas de um ponto de vista muito particular que pouquíssimas pessoas no mundo teriam a condição de entender. É ter uma câmera, pincel, lápis ou teclado e se perceber humano. Entender que uma foto que você praticamente não lembra de ter tirado, te faz voltar no tempo, te coloca de novo naquele lugar, você sente o cheiro, a brisa, os sons, tudo...
Me perdoem os mais preciosistas em fotografia que estavam esperando uma foto tecnicamente perfeita com composição impecável, etc. Dessa vez quis deixar claro que o que motiva um profissional de fotografia, muitas vezes é a mesma coisa que faz o amador pegar o celular ou câmera compacta e clicar não um lugar, mas um momento.
Nossas vdas são feitas de momentos, viva cada um deles intensamente, sorria, clique, converse com sua câmera mas lembre-se que a fotografia não é feita com a câmera, mas com os olhos, com a alma, você precisa estar lá em sua essência, se permitir fazer parte da paisagem e deixar fluir aquilo que te torna vivo, seja sua foto perfeita ou não.
Grande abraço a todos.
Joffre Oliveira
Veja mais em www.joffreoliveira.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Natureza


Bom dia, seja a hora que for!!!
Feliz 2010 pessoal!
Antes de tudo me desculpem a demora no primeiro post to ano, mas fotografia de natureza as vezes nos isola dos confortos da civilização ( Exceto pelas cameras e computadores high tech...rsrs). Bom, para ser bem sincero eu gosto muito desse isolamento, ficar dias rastreando animais, conhecendo trilhas, basicamente sendo o observador. É muito bom, esse misto entre o relaxamento do stress de uma cidade como São Paulo e a responsabilidade de ficar parado em absoluto silêncio esperando um animal sair da toca, ou seguir seu comportamento, entender seu metabolismo no caso dos "mini-bichinhos" ( as pessoas insistem em chamar de insetos...rsrs) e prever onde pousarão no próximo vôo. Existe um perfil específico de profissional para esse tipo de trabalho, aquele cara que não se importa em tomar centenas de picadas de pernilongos, borrachudos e outros mais por não poder usar repelentes com o preço de espantar todo e qualquer bicho que possa aparecer.
É sempre maravilhoso perder o fôlego ao se deparar com um belo riacho cortando a mata, ver a delicada forma como suas águas interagem com as pedras, a renovação que tudo isso traz, buscar pegadas de animais em bancos de areia nas margens mas triste ver que estas se tornam cada vez mais escassas. Me desculpem se fujo do tema básico que é a fotografia nesse tópico, mas para termos boas fotos de natureza, precisamos que ela esteja ali, incólume com todos seus habitantes em equilíbrio. Muito se fala em aquecimento global, poluição em larga escala, a forma como isso afeta o clima global e a nós mesmos, mas é dada pouca importância a gestos como trazer o próprio lixo de volta e depositá-lo em local adequado, por exemplo. Mas não vou ficar aqui reclamando do que só pode ser mudado se vindo de dentro de cada pessoa. Pouco me importa em quem você votou ou qual o seu Deus, se não fizermos a nossa parte, nada mais restará, viveremos de ilusão.
Tenham todos uma ótima semana!
Grande abraço,
Joffre
Veja mais em www.joffreoliveira.com