quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Praia de Araçatiba - Ilha Grande


Bom dia, seja a hora que for!!!
Se você avaliar o site de qualquer grande fotojornalista, ou fotógrafo de natureza irá invariavelmente encontrar alguma foto que não tem "nada de mais" aquela foto que você se pergunta porque aquele profissional a colocou ali.
A menos que você tenha vendido sua alma por dinheiro, é impossível estar livre em algum lugar com a ferramenta que faz externar sua alma e não a deixar fluir quando inspirado. Certos momentos você tem certeza que irão para sempre fazer parte da sua vida. É aquele conjunto de fatores que torna cada segundo em nossas vidas, únicos e mais ainda, torna alguns inesquecíveis, digamos, pelo conjunto da obra. Toda foto tem uma história, e aposto que algumas do seu álbum fazem você parar e sorrir sem que faça sentido algum para qualquer outra pessoa. Seja por uma superação pessoal, um momento agradável, por se sentir importante por estar em meio a queridos amigos, ou uma grande expectativa. Tudo isso faz com que vejamos as coisas de um ponto de vista muito particular que pouquíssimas pessoas no mundo teriam a condição de entender. É ter uma câmera, pincel, lápis ou teclado e se perceber humano. Entender que uma foto que você praticamente não lembra de ter tirado, te faz voltar no tempo, te coloca de novo naquele lugar, você sente o cheiro, a brisa, os sons, tudo...
Me perdoem os mais preciosistas em fotografia que estavam esperando uma foto tecnicamente perfeita com composição impecável, etc. Dessa vez quis deixar claro que o que motiva um profissional de fotografia, muitas vezes é a mesma coisa que faz o amador pegar o celular ou câmera compacta e clicar não um lugar, mas um momento.
Nossas vdas são feitas de momentos, viva cada um deles intensamente, sorria, clique, converse com sua câmera mas lembre-se que a fotografia não é feita com a câmera, mas com os olhos, com a alma, você precisa estar lá em sua essência, se permitir fazer parte da paisagem e deixar fluir aquilo que te torna vivo, seja sua foto perfeita ou não.
Grande abraço a todos.
Joffre Oliveira
Veja mais em www.joffreoliveira.com

3 comentários:

  1. Só no observar da foto e com a imaginação já se tem cria um sentimento. Mas com certeza cria-se um sorriso para quem teve a oportunidade de viver o momento no local registrado!!

    bela Foto Grande Abraço!!

    Raphael Mazzuco

    ResponderExcluir
  2. É as fotos nos levam de volta à lugares em que estivemos, ou então àqueles que estão presentes apenas em nossos desejos... Sua foto me fez lembrar de "Passar uma tarde em Itapoã, ao sol que arde em Itapoã, ouvir o mar de Itapoã, falar de amor em Itapoã... " Com a licença do poetinha...Por que não trocar Itapoã por Ilha Grande? Que delícia de foto!!!!

    ResponderExcluir